segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Émile Durkheim (1858 - 1917) - Parte 1




Quem é Émile Durkheim?

       Émile Durkheim nasceu dia 15 de abril de 1858 e faleceu dia 15 de novembro de 1917. Foi um dos responsáveis por tornar a Sociologia uma disciplina acadêmica.
       Desde jovem era contra a educação religiosa (mesmo sendo de uma família religiosa) e a favor do conhecimento científico. Em vários de seus trabalhos tentou mostrar que fenômenos religiosos tinham origem devido a acontecimentos sociais.
       Aos 21 anos, ingressou na Escolar Normal Superior. Em 1882, formou-se em Filosofia e cinco anos depois passou a lecionar Pedagogia e Ciência Social em Bordeaux.
       Durkheim é enviado à Alemanha, onde é influenciado pelo funcionamento das universidades e pelos filósofos que se interessam pelo Estado moderno. Assim que retorna a Bordeaux, inicia suas obras sobre a sociologia, disputando com Gabriel Tarde e René Worms. Porém suas ideias vencem tal disputa por seus ideais intelectuais e institucionais.
       Em 1898, funda a revista sobre ciências sociais L’Année Sociologique e quatro anos depois é nomeado professor da Faculdade de Letras da Universidade de Paris, onde passa a lecionar Sociologia, consolidando-a como disciplina universitária.
       Foi membro fundador da Liga Francesa para a Defesa dos Direitos do Homem e sustentou teses socialistas-reformistas.
       No início da Primeira Guerra Mundial, Durkheim passa a fazer parte da União Sagrada (que tinha o objetivo de aproximação política que uniu franceses de todas as tendências, políticas ou religiosas) e tornou-se secretário do Comitê de Estudos e de Documentação sobre a guerra.
Seu filho morre em combate em dezembro de 1916, então Durkheim cai em uma profunda tristeza e isso talvez explique sua morte precoce, em 1917.
       Durkheim publicou centenas de estudos sociais sobre educação, crimes, religião e suicídio. Sua atenção estava voltada para como a sociedade manteria sua integridade na vida moderna, tendo a etnia e a religião tão misturadas.
       Afirmava que “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, criando uma definição normal ou patológica para a sociedade. O estado normal seria aquilo que é obrigatório para o indivíduo e superior a ele, ou seja, a sociedade e a consciência coletiva são entidade morais.
       Durkheim contesta a visão de sociedade contida pela Economia Clássica de que os indivíduos agem orientados pela maximização de seus interesses. Com isso cria a Divisão do Trabalho Social, que ele considera não apenas como um fenômeno econômico, mas também social e gerador de vínculos de solidariedade, pois com o trabalho dividido, um indivíduo depende do outro para satisfação dos interesses.

       Principais obras:
- Divisão do Trabalho Social (1893)
- Regras do Método Sociológico (1895)
- O Suicídio (1897)
- A Educação Moral (1902)
- As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)




Qual a relação de Émile Durkheim com o Positivismo?

       Assim como Comte que dividia a Sociologia em Estática, que analisava as sociedades fixas em um momento de sua evolução pesquisando as leis de seu equilíbrio e Dinâmica, que considera as sociedades na sua evolução e se empenha em descobrir as leis de seu desenvolvimento, sendo essa a lei principal do positivismo, a lei dos três estados, Durkheim estruturou a sociologia de forma que a mesma não fosse confundida com nenhuma outra ciência considerada positiva tornando-se assim uma delas.


Como Durkheim dividia a Sociologia?

       Durkheim acreditva que a sociologia deveria ter um objeto principal de estudos, assim, não seria confundida com outras ciências positivas como a Biologia ou a Psicologia. Ele também dividiu a Sociologia em três áreas principais:
       - Sociologia Geral: estuda as causas dos fatos sociais.
       - Morfologia Social: estudo da base geográfica dos povos em suas relações com a organização social. Estuda também a população, seu volume, densidade e distribuição geográfica.
       - Fisiologia Social: segue conforme a tabela abaixo.

Área da Sociologia
O que estuda?
Religiosa
Moral
Jurídica
Dogmas, crenças e mitos
Moral e costumes
Autoridade de códigos e leis
Econômica
Instituições relativas à produção de riquezas
Linguística
Marcas da sociedade
Estética
Formas de trabalhos artísticos (poemas, esculturas, quadros, etc.)


Por que é da natureza das próprias ciências positivas não serem jamais terminadas?

       Para Durkheim as realidades de que tratam as ciências positivas são muito complexas e abrangentes e por isso possuem conteúdo para nunca serem esgotados os estudos a cerca delas.


Qual a relação entre a moral e a vida social?

       Para Durkheim, existe a chamada sociologia moral, que seria uma das divisões da fisiologia social.
       Para ele, a moral e os costumes são fenômenos sociais, ou seja, são condutas que independem da vontade do sujeito, pois existe uma consciência pública que rege e fiscaliza suas ações.
       No texto, Durkheim cita diversas maneiras em que a vida social do sujeito está submetida a consciência coletiva de diversos modos e em graus diferentes, e nem sempre essa coerção é perceptível.


O que são fatos sociais?

       Fatos sociais são aqueles que exercem determinada pressão social para que possam ser cumpridos e que independem da vontade individual do ser humano pois estão impostos pelo consciente coletivo da sociedade.


Qual a relação entre o comportamento individual e as maneiras de ser coletivas?

       Para Durkheim, o comportamento individual depende dos fatos sociais.
       Ele diz que a sociedade seria constituída por uma consciência coletiva – que seria coerciva, exterior e estaria acima das consciências individuais – e o e o indivíduo que nela nasce seria iniciado, habituado e coagido a aceitar os valores coletivos como se fossem valores pessoais.
       Ou seja, o indivíduo seria obrigado a pensar e agir conforme a sua realidade social maior, de acordo com a sociedade já que seu desejo é incapaz de promover efeito sobre ela. 


Fontes:

DURKHEIM, Émile. Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1984. Coleção Grandes Cientistas Sociais. (Capítulos: 1- Divisões da Sociologia: as ciências sociais particulares; 2- O que é fato social?)






sábado, 11 de fevereiro de 2012

Auguste Comte





Descreva os pontos mais importantes do texto "Sociologia - Conceitos Gerais e Surgimento"


Em seu texto, Auguste Comte defende a criação de uma nova ciência, que ele denomina a princípio de Física Social, e posteriormente de Sociologia. Esta ciência estudaria fenômenos sociais buscando por leis naturais que não variassem, possibilitando prever e/ou evitar possíveis crises, pois permitiria uma ação de prevenção. Estes estudos ocorreriam a partir da observação e comparação de ocorrências passadas, assim como é feito na Biologia, para determinar as leis naturais.
De acordo com esta ciência, Comte defende que a ordem e o acordo só ocorrerem quando os fenômenos obedecem tais leis.
Ele diz que o positivismo recebeu significativa contribuição de grandes pensadores como Bacon, Galileu e Descartes e com eles nasceram as ciências naturais: astronomia, física, química e fisiologia. Estas ciências passaram a fazer parte do dia-a-dia a partir do momento que começaram a fazer parte também da educação comum. E, segundo Comte, tende a influenciar também a Filosofia e a Moral, já que a teologia e a metafísica passaram a perder um pouco de sua influência sobre os positivistas.
Para Comte, a ciência social ainda não havia sido explorada, pois é o conjunto de todas as outras ciências naturais, que deveriam estar plenamente estabelecidas, e também dependia de uma ordem social (como grande número populacional e nações). Esta ciência seria fundada a partir da observação e análise do passado social e como resultado poderia determinar possíveis movimentações futuras. Este estudo seria universal.
O principal objetivo deste da Sociologia seria promover a ordem, que conduziria a sociedade ao estado definitivo e mais conveniente.


Quem é Auguste Comte?


      Isidore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu dia 19 de janeiro de 1798, e faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris. Foi um filósofo e se autoproclamou líder religioso. É considerado o pai da Sociologia e a estabeleceu de uma forma sistemática.
Atuou como secretário do Conde Henri de Saint-Simon, o primeiro filósofo a ver a importância da organização econômica na sociedade, de quem Comte absorveu várias ideias. Porém, alguns anos depois, os dois se desentenderam devido à autoria legítima de textos que Comte havia escrito e iria publicar e também por divergências em paradigmas religiosos de projetos de Saint-Simon.
Após se afastar de Saint-Simon, Comte deu início a elaboração de sua filosofia positiva (ou positivismo). Como não havia outra forma de expor suas ideias, passou a oferecer cursos particulares que, por motivos de saúde, tiveram de ser interrompidas após lecionar apenas três aulas. Foi internado por problemas psicológicos e assim que saiu do hospital voltou a lecionar.
Após dois anos, começou a escrever sua obra Cours de Philosophie Positive, que levou 12 anos para ser concluída.
Comte sofreu muitas críticas do mundo científico pelo fato de querer agregar ao seu sistema todas as ciências.
Lentamente, Comte começou a conquistar discípulos e sua doutrina positiva passou a ganhar força na Inglaterra.
Sua próxima obra a ser escrita foi Système de Politique Positive, que ia contra a doutrina da disciplina eclesiástica de Saint-Simon, e Comte criou a “Religião da Humanidade” – na qual eram consideradas a teologia e a metafísica. Também defendeu a emoção sobre o intelecto (devido a uma grande paixão por Clotilde de Vaux, que havia falecido devido a Tuberculose). Estes pensamentos fizeram com que ele perdesse diversos seguidores racionalistas.
Fundou a Societé Positiviste, na qual uniu alguns seguidores que se comprometeram a espalhar sua mensagem. Esta propagação das ideias de Comte se estendeu pela Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Holanda.
O grupo realizava reuniões regulares e seus princípios eram “amor, ordem e progresso”. Eles pregavam as virtudes do amor, da submissão e a necessidade de ordem para o progresso social.


Qual a importância de seu pensamento?


      Sociedades de diversos países foram influenciadas por algumas ideias que Comte defendia como, por exemplo, a defesa a liberdade de expressão que tomou lugar em diversas constituições, a inclusão do método científico para a organização da sociedade, a busca pelo progresso, etc.
      Um grande exemplo disso seria a bandeira do Brasil, que carrega um dos pensamentos de Comte: "Ordem e Progresso".


Quais as suas principais ideias?


Uma das principais ideias de Comte recebe o nome de “Lei dos Três Estados”, na qual ele explica sobre os estágios de evolução das concepções do homem com relação às ideias e a realidade:
       - Teológico: o homem explica o que acontece a partir de crenças em entidades sobrenaturais, buscando responder perguntas do tipo “de onde viemos?”;
- Metafísico: é um misto de teologia e positividade. Entidades sobrenaturais dão lugar a abstratas, como o povo, ou o mercado financeiro. Neste momento, procuram responder as mesmas perguntas do estado teológico além de buscaram a razão e o destino das coisas;
      - Positivo: é a etapa finalizadora, na qual não se questiona mais o “porquê”, mas sim como. Isso é realizado a partir da descoberta e do estudo das leis naturais, analisando-se a sucessão e a coexistência. Consideram aquilo que podem observar e é concreto.


O que é positivismo?

Positivismo é uma corrente filosófica que defende que o conhecimento científico é a única forma de adquirir o conhecimento verdadeiro, que deve ser verificado por métodos científicos válidos como, por exemplo, observação de fenômenos.
Eles buscavam explicar coisas mais práticas, que estivessem presentes do cotidiano do homem como as leis, as relações sociais e a ética.
Para os positivistas, o progresso da humanidade depende de tais conhecimentos. 


Discuta a relação entre Ciência Social e Biologia.

Comte relaciona a Sociologia e a Biologia  aos métodos de experimentação das mesmas, que são baseados na indução e filiação gradual (consideração gradual de casos análogos).
Para ele, a sociedade deve ser analisada como um organismo assim como se faz na Biologia, porém um organismo social, no qual as partes que constituem a sociedade podem ser comparadas aos membros do corpo humano, analisandoas funções de cada um deles.
Usando o método comparativo da Biologia, seriam analisadas diferentes épocas história ou agrupamentos de pessoas considerando os seguintes aspectos: cada organismo abordado, sexo, fases de desenvolvimento e raças.
A diferença primordial que existe entre ambas as ciência é a forma de experimentação. Na Biologia, ela ocorre de forma direta, já na Sociologia de forma indireta.


Existe uma ciência exata da sociedade?

De acordo com o positivismo de Comte, sim. As ciências sociais também poderiam ser sistematizadas a partir dos princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas, podendo ser reduzido a leis gerais como as da física por exemplo.
Comte enfatiza a finalidade que deve ser alcançada pela sociologia, que é o de observar o comportamento social e partir da observação estabelecer padrões que possam servir de parâmetros a sociologia, ou seja, utilizar esses parâmetros para análise tanto do passado, do presente e prever as consequências futuras na sociedade.





Fontes:
http://www.cobra.pages.nom.br/fcp-comte.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo#M.C3.A9todo_do_Positivismo_de_Augusto_Comte

COMTE, Auguste. Auguste Comte: sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1978. Coleção Grandes Cientistas Sociais. (Capítulo: Sociologia - Conceitos Gerais e Surgimento)