segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Émile Durkheim (1858 - 1917) - Parte 1




Quem é Émile Durkheim?

       Émile Durkheim nasceu dia 15 de abril de 1858 e faleceu dia 15 de novembro de 1917. Foi um dos responsáveis por tornar a Sociologia uma disciplina acadêmica.
       Desde jovem era contra a educação religiosa (mesmo sendo de uma família religiosa) e a favor do conhecimento científico. Em vários de seus trabalhos tentou mostrar que fenômenos religiosos tinham origem devido a acontecimentos sociais.
       Aos 21 anos, ingressou na Escolar Normal Superior. Em 1882, formou-se em Filosofia e cinco anos depois passou a lecionar Pedagogia e Ciência Social em Bordeaux.
       Durkheim é enviado à Alemanha, onde é influenciado pelo funcionamento das universidades e pelos filósofos que se interessam pelo Estado moderno. Assim que retorna a Bordeaux, inicia suas obras sobre a sociologia, disputando com Gabriel Tarde e René Worms. Porém suas ideias vencem tal disputa por seus ideais intelectuais e institucionais.
       Em 1898, funda a revista sobre ciências sociais L’Année Sociologique e quatro anos depois é nomeado professor da Faculdade de Letras da Universidade de Paris, onde passa a lecionar Sociologia, consolidando-a como disciplina universitária.
       Foi membro fundador da Liga Francesa para a Defesa dos Direitos do Homem e sustentou teses socialistas-reformistas.
       No início da Primeira Guerra Mundial, Durkheim passa a fazer parte da União Sagrada (que tinha o objetivo de aproximação política que uniu franceses de todas as tendências, políticas ou religiosas) e tornou-se secretário do Comitê de Estudos e de Documentação sobre a guerra.
Seu filho morre em combate em dezembro de 1916, então Durkheim cai em uma profunda tristeza e isso talvez explique sua morte precoce, em 1917.
       Durkheim publicou centenas de estudos sociais sobre educação, crimes, religião e suicídio. Sua atenção estava voltada para como a sociedade manteria sua integridade na vida moderna, tendo a etnia e a religião tão misturadas.
       Afirmava que “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, criando uma definição normal ou patológica para a sociedade. O estado normal seria aquilo que é obrigatório para o indivíduo e superior a ele, ou seja, a sociedade e a consciência coletiva são entidade morais.
       Durkheim contesta a visão de sociedade contida pela Economia Clássica de que os indivíduos agem orientados pela maximização de seus interesses. Com isso cria a Divisão do Trabalho Social, que ele considera não apenas como um fenômeno econômico, mas também social e gerador de vínculos de solidariedade, pois com o trabalho dividido, um indivíduo depende do outro para satisfação dos interesses.

       Principais obras:
- Divisão do Trabalho Social (1893)
- Regras do Método Sociológico (1895)
- O Suicídio (1897)
- A Educação Moral (1902)
- As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)




Qual a relação de Émile Durkheim com o Positivismo?

       Assim como Comte que dividia a Sociologia em Estática, que analisava as sociedades fixas em um momento de sua evolução pesquisando as leis de seu equilíbrio e Dinâmica, que considera as sociedades na sua evolução e se empenha em descobrir as leis de seu desenvolvimento, sendo essa a lei principal do positivismo, a lei dos três estados, Durkheim estruturou a sociologia de forma que a mesma não fosse confundida com nenhuma outra ciência considerada positiva tornando-se assim uma delas.


Como Durkheim dividia a Sociologia?

       Durkheim acreditva que a sociologia deveria ter um objeto principal de estudos, assim, não seria confundida com outras ciências positivas como a Biologia ou a Psicologia. Ele também dividiu a Sociologia em três áreas principais:
       - Sociologia Geral: estuda as causas dos fatos sociais.
       - Morfologia Social: estudo da base geográfica dos povos em suas relações com a organização social. Estuda também a população, seu volume, densidade e distribuição geográfica.
       - Fisiologia Social: segue conforme a tabela abaixo.

Área da Sociologia
O que estuda?
Religiosa
Moral
Jurídica
Dogmas, crenças e mitos
Moral e costumes
Autoridade de códigos e leis
Econômica
Instituições relativas à produção de riquezas
Linguística
Marcas da sociedade
Estética
Formas de trabalhos artísticos (poemas, esculturas, quadros, etc.)


Por que é da natureza das próprias ciências positivas não serem jamais terminadas?

       Para Durkheim as realidades de que tratam as ciências positivas são muito complexas e abrangentes e por isso possuem conteúdo para nunca serem esgotados os estudos a cerca delas.


Qual a relação entre a moral e a vida social?

       Para Durkheim, existe a chamada sociologia moral, que seria uma das divisões da fisiologia social.
       Para ele, a moral e os costumes são fenômenos sociais, ou seja, são condutas que independem da vontade do sujeito, pois existe uma consciência pública que rege e fiscaliza suas ações.
       No texto, Durkheim cita diversas maneiras em que a vida social do sujeito está submetida a consciência coletiva de diversos modos e em graus diferentes, e nem sempre essa coerção é perceptível.


O que são fatos sociais?

       Fatos sociais são aqueles que exercem determinada pressão social para que possam ser cumpridos e que independem da vontade individual do ser humano pois estão impostos pelo consciente coletivo da sociedade.


Qual a relação entre o comportamento individual e as maneiras de ser coletivas?

       Para Durkheim, o comportamento individual depende dos fatos sociais.
       Ele diz que a sociedade seria constituída por uma consciência coletiva – que seria coerciva, exterior e estaria acima das consciências individuais – e o e o indivíduo que nela nasce seria iniciado, habituado e coagido a aceitar os valores coletivos como se fossem valores pessoais.
       Ou seja, o indivíduo seria obrigado a pensar e agir conforme a sua realidade social maior, de acordo com a sociedade já que seu desejo é incapaz de promover efeito sobre ela. 


Fontes:

DURKHEIM, Émile. Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1984. Coleção Grandes Cientistas Sociais. (Capítulos: 1- Divisões da Sociologia: as ciências sociais particulares; 2- O que é fato social?)






Nenhum comentário:

Postar um comentário