domingo, 11 de março de 2012

Émile Durkheim - Parte 3


Questão 1: Qual a relação entre a independência dos indivíduos e a divisão do trabalho social?
Nas sociedades onde há Divisão do Trabalho, muitas vezes não é possível controlar todas as funções que a compõe, logo, abre-se um espaço para o desenvolvimento da consciência individual. “Quanto mais o meio social se amplia, menos o desenvolvimento das divergências privadas é contido. Mas, entre as divergências, existem aquelas que são específicas de cada indivíduo, de cada membro da família, elas mesmas tornam-se sempre mais numerosas e mais importantes a medida que o campo das relações sociais se torna mais vasto. Ali, então, onde elas encontram uma resistência débil, é inevitável que elas se provenham de fora, se acentuem, se consolidem e como elas são o âmago da personalidade individual, esta vai necessariamente se desenvolver. Cada qual, com o passar do tempo, assume mais sua fisionomia própria, sua maneira pessoal de sentir e pensar." [1]
Quanto menor a parcela da consciência comum presente em uma sociedade, maior as dessemelhanças e individualidades.

Questão 2: O que é solidariedade e qual é o seu papel social?
A solidariedade social é um fato moral e se dá de duas formas diferentes: através da consciência comum e da consciência individual. A solidariedade que tem como base a consciência comum considera um conjunto de crenças e sentimentos é comum a grande parte dos indivíduos de uma sociedade e recebe o nome de solidariedade mecânica.
A solidariedade que tem como base a consciência individual considera o que é próprio do indivíduo e o difere dos demais. Ela recebe o nome de solidariedade orgânica. Mesmo tendo diferentes fundamentos, elas possuem um mesmo objetivo: a coesão social.

Questão 3: O que é solidariedade mecânica ?
A Solidariedade é chamada mecânica quando liga diretamente o indivíduo à sociedade, sem nenhum intermediário onde o tipo de sociedade que a coesão resulta  exclusivamente  das  semelhanças  compõe-se  de  uma massa  absolutamente  homogênea,  cujas  partes  não  se  distinguiriam  umas  das  outras,  é  um agregado uniforme ou seja um tipo de sociedade simples ou não-organizada[1]. 

Questão 4: Onde encontramos a solidariedade mecânica?
A solidariedade mecânica é facilmente encontrada em agrupamentos humanos como tribos, formadas por clãs, onde existe pouca divisão de trabalho e o poder é centralizado. Visto que existência de um chefe situado “muito acima do resto dos homens”, que encarna a extraordinária autoridade emanada da consciência comum.
Embora já seja uma primeira divisão do trabalho no seio das sociedades primitivas não muda ainda a natureza de sua solidariedade, porque o chefe não faz mais do que unir os membros à imagem do grupo que ele próprio representa. [1]
Um exemplo que podemos dar são os laços que ligam um Déspota aos seus súditos, ou o Cacique de uma tribo.



Questão 5: Explique se a solidariedade diminui ou cresce conforme aumenta o excedente produtivo de uma dada sociedade.

Para Durkhein, o aumento do excedente produtivo aumenta a solidariedade. Tal aumento da produção é consequência da divisão do trabalho, que aumenta interdependência dos indivíduos condicionando no fortalecimento da solidariedade existente.


Questão 6: O que é solidariedade orgânica?

Primeiramente, o nome de solidariedade orgânica é uma analogia com os órgãos dos seres vivos, pois cada indivíduo desempenha uma função própria e diferente dos demais, mas todos são indispensáveis à vida, existe uma dependência uns dos outros.
A solidariedade orgânica caracteriza as sociedades onde ocorre a divisão econômica do trabalho, espera-se assim uma diferenciação social que possibilita o crescimento da individualidade, caminhando para a integração social, conduz a uma maior coesão social. Nessa sociedade, o indivíduo é visto como uma coisa de que a sociedade possui. A consciência social se exprime pelo direito reparador e pela moral.
Nas sociedades onde ocorre essa diferenciação dos indivíduos, fenômeno característico da sociedade moderna, cada um tem uma maior liberdade, e menos restrições, comparadas com as sociedades primitivas.


Questão 7- Explique a divisão social do trabalho
Durkheim foi contemporâneo da evolução industrial e por isso as mudanças nas relações de trabalho estavam no cerne de seu pensamento. Para durkheim a divisão do trabalho, a especialização em segmentos é o que torna possível a sociedade; A divisão das funções não é devido somente a vantagens econômicas ou que aumentem o rendimento,mas principalmente torna os inividuos solidários mais próximos entre si, porém o que os aproxima são as diferenças e não as semelhanças. No texto durkheim cita a divisão social do trabalho entre os sexos.




Questão 8 -  Por que ocorre a preponderâncias da solidariedade orgânica?
           Primeiramente citaremos um trecho do texto que chama a atenção. Neste trecho Durkheim discorre sobre a solidariedade mecânica das hordas: "Todavia o que faz com que tenhamos o direito de postular sua existência é o fato de as sociedades inferiores, as que são mais aproximadas deste estado primitivo, serem formadas por simples repetições de agregados desse gênero"[...]
Está claramente incrustrado no pensamento de Durkheim o princípio positivista, pois ele declara que a solidariedade mecânica é um estado primitivo das sociedades inferiores que seria aperfeiçoado até chegar-se a solidariedade orgânica, ou seja, seria a principal causa da solidariedade orgânica ser preponderante em sociedades superiores. (Vê-se aqui a sugestão do progresso positivista, partindo de um ponto inicial primitivo a um ponto final superior).  Durkheim faz notar o antagonismo entre estes dois tipos de solidariedade (o que seria citando também um misto entre os dois tipos, mas que não subsistiria com o tempo). Outro fato notório são as comparações feitas por Durkheim da sociologia com as ciências biológicas, citando várias vezes termos usados nesta.


Questão 9: O que é anomia social?

Para Durkheim, a anomia Social é toda deficiência existente no contato entre duas instituições ou organismos que estavam em harmonia anteriormente no que tange o aspecto de suas relações de interdependência.

Questão 10: Para Durkheim quando ocorre uma situação de anomia social?

Para Durkheim, a anomia social ocorre quando dois órgãos ou instituições que eram antes solidárias entre si apresentam falhas na comunicação e na harmonia das atividades que realizam em conjunto.


Referências Bibliográficas

[1] QUINTANEIRO, Tania. Um toque de clássicos : Marx, Durkhein e Weber. 2.ed. ver. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. Pgs 71, 72, 73 e 74.


DURKHEIM, Émile. Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1984. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Caps. 4, 5 ,6, 7 e 8.


Nenhum comentário:

Postar um comentário