domingo, 18 de março de 2012

Karl Marx – Parte 1





Karl Marx – Parte 1


Questões relacionadas aos textos:
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Escrito em 1845
Disponível: http://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm
MARX, Karl; ENGELS, Fridrich. A Ideologia Alemã.
Disponível: http://www.marxists.org/portugues/marx/1845/ideologia-alema-oe/cap4.htm#t6

1 - Quem foi Karl Marx?
Karl Marx foi um importante economista, filósofo, historiador e sociólogo alemão (na verdade, na época ainda não existia a Alemanha; o que existia era o Reino da Prússia) que viveu durante o século XIX. Nascido em 5 de maio de 1818, na cidade de Tréveris, Marx advinha de uma família de origem judaica, fato esse que impossibilitou-o de, posteriormente, seguir na carreira acadêmica.
Ele iniciou os seus estudos em 1830 no Liceu Friedrich Willhein, que ficava em sua própria cidade natal. Posteriormente foi para a Universidade de Bonn, em Berlim, para estudar direito, mas no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim (onde Hegel foi professor e reitor; Hegel influenciou fortemente as ideias de Marx). Marx ingressou no clube dos doutores, e, depois, participou ativamente do movimento dos jovens hegelianos. Em 1841, Marx obteve o titulo de doutor em filosofia com uma tese sobre “Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epícuro”. Impedido de seguir na carreira acadêmica, Marx se tornou redator-chefe na Gazeta Renana, um jornal da província de Colônia (foi durante esse período que Marx conheceu Frederich Engels).
Em 1843 a Gazeta Renana foi fechada após publicar uma serie de ataques ao governo prussiano. Com isso Marx mudou-se para França, onde conheceu a liga dos justos (que mais tarde viraria a liga dos comunistas). Nesse período Marx conheceu Proudhon e Bakunin, e intensificou os seus estudos sobre economia política, o socialismo utópico francês e a história da frança. Ainda na França, Marx, juntamente com Engels, editou uma pequena publicação de pequena circulação que criticava duramente o regime político alemão (na época prussiano), e a pedido do governo Prussiano, Marx foi expulso da França.
Marx então volta para a Prússia, juntamente com Engels, e durante esse período a dupla realiza diversas atividades, como a criação de uma nova Gazeta Renana, e a publicação de O Manifesto Comunista, entre outros escritos. Em 1849 sua família passa por uma grave crise financeira e Marx tenta voltar a Paris, mas o governo o impede de fixar residência. Então, graças a uma arrecadação de donativos organizada por Ferdinand Lassalle, Marx e sua família conseguem ir para Londres, onde fixaram residência definitiva.
Karl Marx morreu em 1883, em Londres, dois anos após a morte de sua esposa. Em vida, Marx publicou diversas escritos, como Teses sobre Feuerbach, Manifesto Comunista, O capital, entre outros e foi influenciado por diversos pensadores e filósofos como Hegel, Feuerbach, Proudhon, entre outros.[1][2][3][4]

2 - Quem mais influenciou o pensamento de Karl Marx?
Uma das maiores influências de Marx foi Hegel – que foi professor da Universidade de Berlim, na qual Marx estudou -, com sua dialética idealista. E Logo após, por Feuerbach, com o materialismo.[4]
Marx participou de um grupo neo-hegeliano, de esquerda, que seguia e defendia os ideais de Hegel. Ele utiliza a dialética de Hegel para desenvolver a dialética de sua principal Obra, “O Capital”. [5]
A dialética hegeliana se compõe de tese, antítese e síntese. A tese é o momento da afirmação; a antítese a negação da afirmação; a síntese é a negação da negação, ou seja, é o resultado da antítese anterior, no qual suspende a oposição entre a tese e a antítese. Na relação sujeito e objeto, o sujeito é abstrato, ele se encarna na Razão. Melhor dizendo, o ser é ‘sujeito de si mesmo’, independente da existência corporal do indivíduo pensante. O ser é uma simples propriedade do pensar. A consciência é o ser, o sujeito. O ser é objeto (PLEKHÂNOV, 1972, p. 22).
Porém, após conhecer os pensamentos de Feurbach sobre o materialismo, algumas opiniões de Marx mudaram. Como exemplo, Marx continuou defendendo a filosofia de que o mundo está em constante processo devido à existência dos opostos, mas deixou de crer que o sujeito do mundo era a “Consciência Absoluta”.[6]
Em Feuerbach a essência do homem é o seu ser. O real é o sensível. A verdade reside na união de dois sujeitos reais em sua natureza. Essa união nasce da intuição da essência universal de ambos os sujeitos. A verdade é, como diz Feuerbach, o homem em sua essência, ou em outras palavras, é a essência dos sujeitos (FREDERICO & SAMPAIO, p. 82).[4]
A partir dessas duas influências, Marx passa a sintetizar suas próprias ideias.

3 - Qual a relação entre Marx e a Sociologia?
Para Marx toda forma social tem o processo de trabalho como elemento central.  O Capitalismo para Marx é o que produz uma ligação entre as pessoas, uma dinâmica social via assalariamento ( de compra e venda de relação de trabalho ), visto que esta relação não é uma relação natural, ela precisou ser inventada.



4 - O que é idealismo para Marx?

Para o idealismo é a consciência que produz a realidade. Para Marx é justamente o contrário: a realidade ao invés de produto é a produtora da consciência. Com isso, o marxismo inaugura um método que se sustenta pela concreticidade do real a partir da ordem material das coisas e não pela especulação direcionada à consciência do espírito como no método fenomenológico.

“A ciência é produto da história e continuará a sê-lo enquanto houver relações dos indivíduos entre si e com a natureza. Isto é, só posso conhecer, conceituar e pesquisar o mundo quando admito que o indivíduo age socialmente com ou contra seus semelhantes”; “o conhecimento da natureza e do ser humano realiza-se por meio da influência que os indivíduos recebem das relações sociais tornadas econômicas [...]. Faz-se necessário o conhecimento das relações sociais de produção e de sua distribuição, isto é, das condições produtoras da riqueza e da miséria.”

5 – Como Marx define o materialismo?

“A produção de idéias, representações, da consciência está a principio diretamente entrelaçada com a atividade material e o intercâmbio material dos homens, linguagem da vida real. O intercâmbio espiritual dos homens aparecem aqui ainda como refluxo direto de seu comportamento material.”
“A moral, a religião, a metafísica, e a restante ideologia, e as formas da consciência que lhes correspondem, não conservam assim por mais tempo a aparência de antinomia. Não têm história, não têm desenvolvimento, são os homens que desenvolvem a sua produção material e o seu intercâmbio material que, ao mudarem esta sua realidade, mudam também o seu pensamento e os produtos do seu pensamento. Não é a consciência que determina a vida, é a vida que determina a consciência.”
Para Marx o materialismo está determinado empiricamente através da observação dos indivíduos e suas relações sociais e políticas que mostram a conexão da estrutura social e política com a produção e a forma como eles realmente são, ou seja, suas formas de agir, produzir, trabalhar e viver através de limites que não dependem de sua vontade. Marx defende ainda que diferentemente da visão teológica do mundo onde vêm-se do céu a terra, deve-se ir da terra ao céu, dessa forma, são os homens os responsáveis por moldarem sua cultura e sociedade, sua filosofia e modo de trabalho. [6]

6 - O que Marx quer dizer ao afirmar que Feuerbach " não toma a própria atividade humana como atividade objetiva" ?

Marx quis dizer, que Feuerbach possuía uma visão restrita de que os homem era sujeito às transformações, que simplesmente as circunstâncias - sejam elas econômicas, sociais ou naturais- agiam sobre ele. No entanto, para Marx, isso não é tudo, o homem pode transformar tais circunstâncias: o mundo não é um objeto contemplativo, mas sim o resultado da ação do homem. Por isso Marx afirma que Feuerbach não pode ver o mundo como objeto que pode ser transformado por meio da “atividade revolucionária ou crítico prática”.[6]

7 - Compare a frase de Marx " a essência humana não é uma abstração inerente a cada indivíduo" com as idéias de Durkheim sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade

A idéia contida na frase de Marx "Mas, a essência humana não é uma abstração
 inerente a cada indivíduo.Na sua realidade ela é o conjunto das relações sociais."
é semelhante a idéia de fato social  pois segundo Durkheim o comportamento
individual depende dos fatos sociais e que a sociedade seria constituída por uma
consciência coletiva que seria coerciva, exterior e estaria acima
das consciências individuais e o indivíduo que nela nasce seria iniciado,
habituado e coagido a aceitar os valores coletivos como se fossem valores pessoais.
















Bibliografia:
[1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx#Notas_e_Refer.C3.AAncias acessado em 14/03/2012 as 20:10 (referência biográfica)
[2]http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_obras_de_Karl_Marx acessado em 14/03/2012 as 20:10 (referência para as obras)
[3]http://www.marxists.org/portugues/marx/escolhidas/index.htm acessado em 14/03/2012 as 20:10 ( referência para as obras)
[4]http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1631539-dial%C3%A9tica-hegeliana/#ixzz1pR30fGJt
[5]www.uesc.br/dcec/sergioricardo/idealismo_materialismo.rtf
[6]QUINTANEIRO, Tânia e outros. Um toque de clássicos. Marx. Durkheim. Weber. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2002.
[7]http://www.leme.pt/biografias/m/marx.html
[8]http://www.urutagua.uem.br/011/11barra.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário