Karl Marx – Parte 1
Questões
relacionadas aos textos:
MARX,
Karl. Teses sobre Feuerbach. Escrito em 1845
Disponível:
http://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm
MARX,
Karl; ENGELS, Fridrich. A Ideologia Alemã.
Disponível:
http://www.marxists.org/portugues/marx/1845/ideologia-alema-oe/cap4.htm#t6
1 - Quem foi Karl
Marx?
Karl
Marx foi um importante economista, filósofo, historiador e sociólogo
alemão (na verdade, na época ainda não existia a Alemanha; o que
existia era o Reino da Prússia) que viveu durante o século XIX.
Nascido em 5 de maio de 1818, na cidade de Tréveris, Marx advinha de
uma família de origem judaica, fato esse que impossibilitou-o de,
posteriormente, seguir na carreira acadêmica.
Ele
iniciou os seus estudos em 1830 no Liceu Friedrich Willhein, que
ficava em sua própria cidade natal. Posteriormente foi para a
Universidade de Bonn, em Berlim, para estudar direito, mas no ano
seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim (onde Hegel foi
professor e reitor; Hegel influenciou fortemente as ideias de Marx).
Marx ingressou no clube dos doutores, e, depois, participou
ativamente do movimento dos jovens hegelianos. Em 1841, Marx obteve o
titulo de doutor em filosofia com uma tese sobre “Diferenças da
filosofia da natureza em Demócrito e Epícuro”. Impedido de seguir
na carreira acadêmica, Marx se tornou redator-chefe na Gazeta
Renana, um jornal da província de Colônia (foi durante esse período
que Marx conheceu Frederich Engels).
Em 1843
a Gazeta Renana foi fechada após publicar uma serie de ataques ao
governo prussiano. Com isso Marx mudou-se para França, onde conheceu
a liga dos justos (que mais tarde viraria a liga dos comunistas).
Nesse período Marx conheceu Proudhon e Bakunin, e intensificou os
seus estudos sobre economia política, o socialismo utópico francês
e a história da frança. Ainda na França, Marx, juntamente com
Engels, editou uma pequena publicação de pequena circulação que
criticava duramente o regime político alemão (na época prussiano),
e a pedido do governo Prussiano, Marx foi expulso da França.
Marx
então volta para a Prússia, juntamente com Engels, e durante esse
período a dupla realiza diversas atividades, como a criação de uma
nova Gazeta Renana, e a publicação de O Manifesto Comunista, entre
outros escritos. Em 1849 sua família passa por uma grave crise
financeira e Marx tenta voltar a Paris, mas o governo o impede de
fixar residência. Então, graças a uma arrecadação de donativos
organizada por Ferdinand Lassalle, Marx e sua família conseguem ir
para Londres, onde fixaram residência definitiva.
Karl
Marx morreu em 1883, em Londres, dois anos após a morte de sua
esposa. Em vida, Marx publicou diversas escritos, como Teses sobre
Feuerbach, Manifesto Comunista, O capital, entre outros e foi
influenciado por diversos pensadores e filósofos como Hegel,
Feuerbach, Proudhon, entre outros.[1][2][3][4]
2 -
Quem mais influenciou o pensamento de Karl Marx?
Uma das
maiores influências de Marx foi Hegel – que foi professor da
Universidade de Berlim, na qual Marx estudou -, com sua dialética
idealista. E Logo após, por Feuerbach, com o materialismo.[4]
Marx
participou de um grupo neo-hegeliano, de esquerda, que seguia e
defendia os ideais de Hegel. Ele utiliza a dialética de Hegel para
desenvolver a dialética de sua principal Obra, “O Capital”. [5]
A
dialética hegeliana se compõe de tese, antítese e síntese. A tese
é o momento da afirmação; a antítese a negação da afirmação;
a síntese é a negação da negação, ou seja, é o resultado da
antítese anterior, no qual suspende a oposição entre a tese e a
antítese. Na relação sujeito e objeto, o sujeito é abstrato, ele
se encarna na Razão. Melhor dizendo, o ser é ‘sujeito de si
mesmo’, independente da existência corporal do indivíduo
pensante. O ser é uma simples propriedade do pensar. A consciência
é o ser, o sujeito. O ser é objeto (PLEKHÂNOV, 1972, p. 22).
Porém,
após conhecer os pensamentos de Feurbach sobre o materialismo,
algumas opiniões de Marx mudaram. Como exemplo, Marx continuou
defendendo a filosofia de que o mundo está em constante processo
devido à existência dos opostos, mas deixou de crer que o sujeito
do mundo era a “Consciência Absoluta”.[6]
Em
Feuerbach a essência do homem é o seu ser. O real é o sensível. A
verdade reside na união de dois sujeitos reais em sua natureza. Essa
união nasce da intuição da essência universal de ambos os
sujeitos. A verdade é, como diz Feuerbach, o homem em sua essência,
ou em outras palavras, é a essência dos sujeitos (FREDERICO &
SAMPAIO, p. 82).[4]
A partir
dessas duas influências, Marx passa a sintetizar suas próprias
ideias.
3 -
Qual a relação entre Marx e a Sociologia?
Para Marx toda forma social tem o processo de trabalho como elemento central. O Capitalismo para Marx é o que produz uma ligação entre as pessoas, uma dinâmica social via assalariamento ( de compra e venda de relação de trabalho ), visto que esta relação não é uma relação natural, ela precisou ser inventada.
4 - O
que é idealismo para Marx?
Para o
idealismo é a consciência que produz a realidade. Para Marx é
justamente o contrário: a realidade ao invés de produto é a
produtora da consciência. Com isso, o marxismo inaugura um
método que se sustenta pela concreticidade do real a partir da
ordem material das coisas e não pela especulação direcionada à
consciência do espírito como no método fenomenológico.
“A
ciência é produto da história e continuará a sê-lo enquanto
houver relações dos indivíduos entre si e com a natureza.
Isto é, só posso conhecer, conceituar e pesquisar o mundo
quando admito que o indivíduo age socialmente com ou contra
seus semelhantes”; “o conhecimento da natureza e do ser
humano realiza-se por meio da influência que os indivíduos recebem
das relações sociais tornadas econômicas [...]. Faz-se
necessário o conhecimento das relações sociais de produção e
de sua distribuição, isto é, das condições produtoras da riqueza
e da miséria.”
5 –
Como Marx define o materialismo?
“A
produção de idéias, representações, da consciência está a
principio diretamente entrelaçada com a atividade material e o
intercâmbio material dos homens, linguagem da vida real. O
intercâmbio espiritual dos homens aparecem aqui ainda como refluxo
direto de seu comportamento material.”
“A
moral, a religião, a metafísica, e a restante ideologia, e as
formas da consciência que lhes correspondem, não conservam assim
por mais tempo a aparência de antinomia. Não têm história, não
têm desenvolvimento, são os homens que desenvolvem a sua produção
material e o seu intercâmbio material que, ao mudarem esta sua
realidade, mudam também o seu pensamento e os produtos do seu
pensamento. Não é a consciência que determina a vida, é a vida
que determina a consciência.”
Para
Marx o materialismo está determinado empiricamente através da
observação dos indivíduos e suas relações sociais e políticas
que mostram a conexão da estrutura social e política com a produção
e a forma como eles realmente são, ou seja, suas formas de agir,
produzir, trabalhar e viver através de limites que não dependem de
sua vontade. Marx defende ainda que diferentemente da visão
teológica do mundo onde vêm-se do céu a terra, deve-se ir da terra
ao céu, dessa forma, são os homens os responsáveis por moldarem
sua cultura e sociedade, sua filosofia e modo de trabalho. [6]
6 - O
que Marx quer dizer ao afirmar que Feuerbach " não toma a
própria atividade humana como atividade objetiva" ?
Marx
quis dizer, que Feuerbach possuía uma visão restrita de que os
homem era sujeito às transformações, que simplesmente as
circunstâncias - sejam elas econômicas, sociais ou naturais- agiam
sobre ele. No entanto, para
Marx, isso não é tudo, o homem pode transformar tais circunstâncias: o mundo não é
um objeto contemplativo, mas sim o resultado da ação do homem. Por
isso Marx afirma que Feuerbach não pode ver o mundo como objeto que
pode ser transformado por meio da “atividade revolucionária ou
crítico prática”.[6]
7 -
Compare a frase de Marx " a essência humana não é uma
abstração inerente a cada indivíduo" com as idéias de
Durkheim sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade
A idéia contida na frase de Marx "Mas, a essência humana não é uma abstração
inerente a cada indivíduo.Na sua realidade ela é o conjunto das relações sociais."
é semelhante a idéia de fato social pois segundo Durkheim o comportamento
individual depende dos fatos sociais e que a sociedade seria constituída por uma
consciência coletiva que seria coerciva, exterior e estaria acima
das consciências individuais e o indivíduo que nela nasce seria iniciado,
habituado e coagido a aceitar os valores coletivos como se fossem valores pessoais.
Bibliografia:
[1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx#Notas_e_Refer.C3.AAncias
acessado em 14/03/2012 as 20:10 (referência biográfica)
[2]http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_obras_de_Karl_Marx
acessado em 14/03/2012 as 20:10 (referência para as obras)
[3]http://www.marxists.org/portugues/marx/escolhidas/index.htm
acessado em 14/03/2012 as 20:10 ( referência para as obras)
[4]http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1631539-dial%C3%A9tica-hegeliana/#ixzz1pR30fGJt
[5]www.uesc.br/dcec/sergioricardo/idealismo_materialismo.rtf
[6]QUINTANEIRO, Tânia e outros. Um toque de clássicos. Marx.
Durkheim. Weber. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2002.
[7]http://www.leme.pt/biografias/m/marx.html
[8]http://www.urutagua.uem.br/011/11barra.htm
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