MAX WEBER - Parte 1
1 - Qual a importância de Max weber para as ciências sociais ?
Maximilian Carl Emil Weber ou Max Weber (1864 - 1920)] foi um importante jurista, economista e sociólogo alemão, suas ideias a respeito da sociedade diferem os autores já mencionados no blog[1]. Para Weber a sociedade não seria algo exterior e superior aos indivíduos, como em Durkheim também nega que o capitalismo explica todas as instituições e ações na sociedade, Algumas partes podem ser explicadas pelo capital porém não o seu total. O pensamento de Weber vê que a sociedade não como um todo, e sim a ação do indivíduo no social. Para ele, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Por isso, Weber define como objeto da sociologia a ação social.
2 - Como Weber tratava os
julgamentos de valor e o saber empírico?
Segundo
Durkheim, um julgamento de valor é toda e qualquer opinião emitida sobre alguma
coisa ou alguém, onde os valores considerados são independentes do sujeito
(todos sabem que a bíblia é um livro importantíssimo para os católicos, mesmo
sendo um ateu ou pertencente a outras religiões). Já para Weber a ideia de
julgamentos de valor está associada a uma causa e um contexto que possuem uma
explicação e essa explicação leva em conta os interesses e significados de quem
está emitindo o julgamento, de tal forma que esses interesses e significados
estejam alinhados com as ideias e valores culturais com que abordamos a
realidade, pois dessa forma conseguiríamos abolir o caos de “juízos existenciais”
que seriam produzidos a partir de inúmeras percepções particulares.
Para
Weber o saber empírico (saber baseado na formulação das leis a partir da
observação) só se enquadra nas “ciências exatas da natureza”, pois quanto mais
geral é a lei formulada, maior é o seu grau de importância, porem as ciências
que avaliam “as condições concretas dos fenômenos históricos” quanto maior a
generalidade das leis, menor o seu grau de importância, uma vez que para
entender os fenômenos históricos devemos estar próximos da sua realidade e isso
implica em uma abrangência maior no que há de comum entre os fenômenos a serem
considerados, levando a uma abordagem mais abstrata e pobre do conteúdo (lei)
formulado.
4 - Weber
acredita na objetividade do conhecimento?
"Weber
acredita que a objetividade do conhecimento científico pode ser conseguida nas
ciências humanas, mas não da forma como foi colocada por outros estudiosos,
entre eles o próprio Durkheim, pela importação de procedimentos das ciências da
natureza. Com isso ele fez uma crítica metodológica ao tipo de racionalização
que é utilizado para a elaboração do conhecimento científico. Por outro lado,
fez uma crítica muito forte a inserção de valores no processo de pesquisa e
análise dos fenômenos sociais. Segundo Weber a escolha do tema da pesquisa é
mediado pelos valores, isto é, passa pelo crivo da avaliação pessoal, mas a
consecução da pesquisa empírica não pode mais sofrer interferências de
julgamentos de valor. O pesquisador deve procurar distanciar-se do objeto de
pesquisa para realizar o seu trabalho livre de seus valores. Deve evitar ao
máximo incluir sensações pessoais ou outros estados emocionais nos fatos
observados, deve mesmo vigiar-se constantemente para evitar tais atropelos. E
mesmo quando as paixões são inevitáveis e o pesquisador vê-se imbuído a fazer
colocações particulares deve respeitar a todo custo um imperativo fundamental,
o da imparcialidade científica." [2]
“Uma ciência
empírica não pode ensinar a ninguém o que deve fazer; só lhe é dado – em certas
circunstâncias – o que quer fazer. (…) Somente a partir do pressuposto de fé em
valores tem sentido a intenção de defender certos valores publicamente. Porém
emitir um juízo sobre a validade de tais valores é assunto da fé, e talvez
também seja tarefa de uma consideração e interpretação especulativa da vida e
do mundo, no tocante ao seu sentido, mas, certamente, não é tarefa de uma
ciência empírica, no sentido como nós entendemos” (WEBER, 1998: 86)
5- Para Weber
o que é um tipo ideal?
De acordo com
Weber, para que o sociólogo possa analisar uma dada situação social, principalmente
quando se trata de generalizações, torna-se necessário criar um "TIPO
IDEAL", que será um instrumento que orientará a investigação, como uma
espécie de parâmetro. [3]
Um conceito
ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade. Partindo
desse modelo, é possível analisar diversos fatos reais como desvios do ideal:
Tais construções (...) permitem-nos ver se,
em traços particulares ou em seu caráter total, os fenômenos se aproximam de
uma de nossas construções, determinar o grau de aproximação do fenômeno
histórico e o tipo construído teoricamente. Sob esse aspecto, a construção é
simplesmente um recurso técnico que facilita uma disposição e terminologia mais
lúcidas [4]
Há uma certa
semelhança com as ciências da natureza, onde os cientistas constroem modelos
ideais para estudarem certos tipos de fenômenos, como exemplo podemos citar o
"corpo negro" da física quântica.[5]
Referências:
[1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber#A_objetividade_do_conhecimento
[2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS -
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS – Max Weber - ALUNOS: Camila Lúcia de Lira
Camelo, João Antonio Ozório de Cerqueira, Jackson Barbosa da Costa, Maria
Magaly Colares, Ednael Raoni Veloso - Recife, 2007
[3] WEBER,
Max - A objetividade do conhecimento na ciência social e na política in Oliveira,
Paulo de Salles (org), Metodologia das Ciências Humanas, Hucitec, São Paulo,
1998
[4] http:// www.cafecomsociologia.com/2010/11/tipo-ideal-de-max-weber.html Acessado em 08/04/2012
[5]
(Weber,citado por Barbosa; QUINTANERO, 2002: 113)
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