domingo, 15 de abril de 2012

MAX WEBER - Parte 2



                                                     

1- O que é poder e dominação para Weber ?

Para Weber a dominação é a definida como " a probabilidade de encontrar obediência em um determinado mandato [1] ", e que pode encontrar fundamentação em diversos tipos de submissão, seja ela de ordem de interesses, de hábitos cegos (normalmente relacionado a uma tradição) ou na mera inclinação pessoal do súdito (baseada nas relações de afeto). Já o poder é definida como a forma (ou habilidade) de exercer essa dominação que pode estar pautado por diversas formas (relações sociais, dinheiro, influência política, força (seja ela física ou militar).


 2 - Qual a diferença entre dominação legítima para a ilegítima?

A diferença é que a Dominação Legítima se dá através da aceitação e consenso do dominado. Essa dominação pode ter como causa diversos motivos - afeto, mero costume, interesse, etc. - e as bases jurídicas - dominação legal, tradicional e carismática.Já a Dominação Ilegítima ocorre através do autoritarismo, pela imposição e do dominador sobre o dominado.  [2]


3- Podemos encontrar em um dado fenômeno apenas um tipo de dominação ? 

Segundo Weber um fenômeno pode contemplar mais de um tipo das três categorias de dominação: dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. Um exemplo que podemos descrever é a dominação exercida por um Rei. O Rei pode possuir dominio tradicional sobre seus servos, pois o trono real é passado de geração em geração, o reconhecimento de sua legitimidade é antigo, os servos possuem uma “orientação habitual para o conformismo”. Não obstante, seus servos podem considerar o rei a pessoa mais adequada para chefe de Estado, devidos suas qualidades, como liderança por exemplo. Isso constitui uma dominação carismática. Ainda temos a dominação legal, a dominação real também pode estar baseado na constituição de uma nação, as leis legitimizam a vontade do Rei, são regras que determinam em que medida os servos devem obedece-lo.


4- Como Weber define o estado ?

Pra Weber o "Estado é uma comunidade humana que pretende o monopólio do uso legítimo da força física dentro de determinado território"[3] ou seja o estado é o único que pode criar leis de punição e executá-las através da força física.


5-O que é ação social ?

Termo introduzido por Weber  que refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos.

Existem quatro tipos de ação social na teoria de Weber :

Max Weber diferenciou alguns tipos de ações sociais:

  • Ações racionais (também conhecidas como racionais por valores, do alemão wertrational): ações tomadas com base nos valores do indivíduo, mas sem pensar nas consequências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-lo.
  • Ações instrumentais (também conhecidas como ação por fins, do alemão zweckrational)): ações planejadas e tomadas após avaliado o fim em relação a outros fins, e após a consideração de vários meios (e consequências) para atingi-los. Um exemplo seria a maioria das transações econômicas
  • Ações afetivas (também conhecidas como ações emocionais, do alemão affektual)): ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral seriam ações emocionais.
  • Ações tradicionais (do alemão traditional) : ações baseadas na tradição enraizada. Um exemplo seria relaxar nos domingos e colocar roupas mais leves. Algumas ações tradicionais podem se tornar um artefato cultural[4][5].

Jamais encontrando-se na realidade em toda a sua pureza; na maior parte dos casos, a ação encontra-se misturada com os outros quatro tipos de ações.




                                                   Referências Bibliográficas


[1] http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/weber.pdf
[2]http://lyrioamaral.blogspot.com.br/2010/04/resumo-de-sociologia-max-weber.html( acessado em 14/04/2012)
[3]WEBER,Max. Textos selecionados.2.ed.São Paulo:Abril, 1980, p.22 (Coleção Os Pensadores)
[4]QUINTANEIRO, Tania. Um toque de clássicos : Marx, Durkheim e Weber. 2.ed. ver. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p 120 e 121
[5]http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_social ( acessado em 13/04/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário